imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

GESTÃO DE GASTOSSGP inclui painéis com despesas de Internet, Telefonia Móvel e Locação de Imóveis em sua Plataforma de Acompanhamento de Gastos Contínuos

24/Mar/2022 - 09:00

Após o início da transformação digital nas últimas décadas, os órgãos públicos passaram a trabalhar com um grande volume de dados armazenados em seus sistemas, como contratos, informações financeiras, histórico de consumo e indicadores de desempenho. E a cada dia, uma enorme quantidade de dados continua sendo gerada dentro da internet, e por muitas vezes, são apenas descartados ou não aproveitados de uma maneira eficiente.

Posteriormente, surgiu a extrema necessidade da Administração Pública aliar não só o sustento do armazenamento desses dados, mas também sua organização e estruturação de forma sistêmica, facilitando a apresentação dessas informações aos gestores responsáveis. Surgindo assim, o conceito de “Análise de Dados”, que ganhou grande popularidade e reputação nos últimos 10-15 anos, devido à forte vantagem de conhecimento trazida através do tratamento eficiente destas informações, proporcionando tomadas de decisões mais ágeis, confiáveis e assertivas.

Desde 2019, a SGP por meio do Departamento de Qualidade de Gastos Administrativos – DQGA, vem desenvolvendo e otimizando novas ferramentas de análise de dados e Business Intelligence relacionados aos gastos e consumos de cada Secretaria, criando por fim, a Plataforma de Acompanhamento de Gastos Contínuos – PAGC, uma página de gestão estratégica que apresenta uma série de informações relativas às despesas públicas em uma base única, padronizada e atualizada periodicamente, proporcionando um auxílio à Administração Pública na análise gerencial e na consequente tomada de decisões.

Sendo assim, recentemente a Plataforma recebeu atualizações, otimizando os dashboards e incluindo os painéis de gastos: Internet & Transmissão de Dados, Telefonia Móvel e Locação de Imóveis. Tais melhorias foram possíveis através do trabalho conjunto do Departamento de Qualidade dos Gastos Administrativos – DQGA/SGP, Divisão de Telefonia e Internet – DSTI/SGP e do Departamento de Avaliação Mercadológica e Imobiliária – DAMI/SGP. Atualmente a Plataforma contém sete setores de gastos com diversos dashboards e painéis de análise, além de um consolidado geral com resumo de todos, e ainda realiza atualização e otimização mensal desses painéis e estuda novos bancos de dados ligados a setores de consumo que podem vir a serem incluídos na Plataforma.

A página está disponível também para toda a população. Para acessar e conhecer, entre no menu “PAGC”, no portal oficial da Superintendência (sgp.portovelho.ro.gov.br) ou Clique Aqui.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho