Prefeitura desenvolve Plataforma de Acompanhamento dos Gastos para otimizar a gestão da despesa pública

16/Out/2019 - 09:22

A Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos, desde sua criação, vem promovendo ações que visam fomentar a institucionalização do gasto consciente no âmbito da Administração Municipal, estabelecendo métodos eficazes no combate ao desperdício e na busca pela economicidade e transparência.

Dentro de sua estrutura, é realizado o acompanhamento e a análise das despesas administrativas essenciais, como energia elétrica, água, telefonia e combustível. Portanto, a SGP assume um papel extremamente significativo na busca pela elevação dos níveis de eficiência e qualidade do gasto público

Sendo assim, no início deste ano, a equipe do Departamento de Qualidade dos Gastos Administrativos – DQGA, iniciou diversos estudos com o intuito de obter um controle ainda mais eficiente sobre os dados de despesas geradas pelas secretarias, e assim, foi desenvolvida a Plataforma de Acompanhamento de Gastos Contínuos – PAGC, a página de gestão estratégica que apresenta uma série de informações relativas às despesas públicas em uma base única, padronizada e atualizada periodicamente. O sistema, construído através da estrutura de Business Intelligence (BI), tem o objetivo de propiciar aos gestores, um acesso fácil e ágil aos dados gerais de consumo de água, telefonia, combustível e energia elétrica de cada secretaria, proporcionando um auxílio à administração pública na análise gerencial e consequente tomada de decisões estratégicas, com vistas, também, à cumprir as metas do Plano Municipal de Monitoramento de Gastos (Decreto nº 15.605 de 28/11/18)

TRANSPARÊNCIA É PRIORIDADE

A plataforma está disponível, também, para todos que têm interesse nesse tipo de informação. Clique Aqui para acessar, ou entre no menu “PAGC”, no portal oficial da Superintendência (sgp.portovelho.ro.gov.br).

logotipo da prefeitura de porto velho