Prefeitura desenvolve Plataforma de Acompanhamento dos Gastos para otimizar a gestão da despesa pública

16/Out/2019 - 09:22

A Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos, desde sua criação, vem promovendo ações que visam fomentar a institucionalização do gasto consciente no âmbito da Administração Municipal, estabelecendo métodos eficazes no combate ao desperdício e na busca pela economicidade e transparência.

Dentro de sua estrutura, é realizado o acompanhamento e a análise das despesas administrativas essenciais, como energia elétrica, água, telefonia e combustível. Portanto, a SGP assume um papel extremamente significativo na busca pela elevação dos níveis de eficiência e qualidade do gasto público

Sendo assim, no início deste ano, a equipe do Departamento de Qualidade dos Gastos Administrativos – DQGA, iniciou diversos estudos com o intuito de obter um controle ainda mais eficiente sobre os dados de despesas geradas pelas secretarias, e assim, foi desenvolvida a Plataforma de Acompanhamento de Gastos Contínuos – PAGC, a página de gestão estratégica que apresenta uma série de informações relativas às despesas públicas em uma base única, padronizada e atualizada periodicamente. O sistema, construído através da estrutura de Business Intelligence (BI), tem o objetivo de propiciar aos gestores, um acesso fácil e ágil aos dados gerais de consumo de água, telefonia, combustível e energia elétrica de cada secretaria, proporcionando um auxílio à administração pública na análise gerencial e consequente tomada de decisões estratégicas, com vistas, também, à cumprir as metas do Plano Municipal de Monitoramento de Gastos (Decreto nº 15.605 de 28/11/18)

TRANSPARÊNCIA É PRIORIDADE

A plataforma está disponível, também, para todos que têm interesse nesse tipo de informação. Clique Aqui para acessar, ou entre no menu “PAGC”, no portal oficial da Superintendência (sgp.portovelho.ro.gov.br).

Categorias: