Comitê Gestor é criado para liderar Plano Municipal de Monitoramento de Gastos

25/Jul/2019 - 10:31

No final do mês de junho, o Comitê Gestor do PMMG (Plano Municipal de Monitoramento de Gastos) realizou sua primeira sessão ordinária. O encontro acontecerá a cada dois meses, e tem o objetivo de realizar o monitoramento mensal das metas e o acompanhamento da implementação das medidas de economia pactuadas com as unidades gestoras.

Considerando a necessidade de estabelecer procedimentos e rotinas eficazes no combate ao desperdício, a Prefeitura, por intermédio da Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos, instituiu o Plano Municipal de Monitoramento de Gastos (Decreto nº15.605/DOM. 29/11/2018), que tem por finalidade, promover a responsabilidade na gestão do Município garantindo um maior equilíbrio entre as receitas e as despesas públicas.

Um dos principais assuntos abordados na reunião foi a nova plataforma de gestão estratégica criada pela SGP, que apresenta em tempo real, uma série de dados relativos às despesas públicas em uma base única, padronizada e atualizada periodicamente. O sistema, construído através do método Business Intelligence (BI), tem o objetivo de propiciar aos gestores, um acesso fácil e ágil às informações referentes aos gastos com água, telefonia, combustível e energia elétrica de cada secretaria, proporcionando um auxílio à administração pública na análise gerencial e consequente tomada de decisões estratégicas.

Além disso, foram discutidos pontos importantes em prol do êxito no funcionamento do Plano, como a busca pelo fortalecimento da comunicação entre as secretarias, a necessária urgência na adoção de medidas de equilíbrio nas contas públicas para assegurar a continuidade dos atendimentos à comunidade e o debate sobre possíveis medidas internas para a otimização de tais atendimentos.

O PMMG tem por objetivo convergir suas ações até 31 de dezembro de 2019, podendo ser prorrogado e suprido com normas e procedimentos complementares. Para ler o decreto por completo, clique no link:
Diário Oficial do Município - 29/11/2018
(Decreto nº15.605/Pág. 80-82)

logotipo da prefeitura de porto velho