imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

INOVAÇÃOPrefeitura de Porto Velho inicia utilização do TaxiGov, projeto que atende a demanda de transporte dos servidores municipais

20/Dez/2022 - 10:00

A Prefeitura de Porto Velho, por determinação do Prefeito Hildon Chaves, começou a utilizar o TaxiGov, serviço de transporte terrestre por meio de aplicativo digital, que tem o intuito de otimizar o deslocamento de servidores públicos municipais em suas funções diárias por meio de uma empresa especializada em gestão de transporte terrestre.

O sistema funciona de modo similar aos aplicativos de transporte de passageiros e permite mais agilidade no deslocamento, ligando os usuários aos motoristas cadastrados. A iniciativa que começou sua operação em 2017 por meio do Ministério da Economia em Brasília, já foi implantada em 26 capitais do Brasil, atuando em diversos órgãos e entidades, realizando mais de 900 mil atendimentos com uma economia de mais de 30 milhões aos cofres públicos.

(Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/gestao/central-de-compras/taxigov)

A Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos – SGP coordenou a adesão ao programa em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Secretaria Municipal de Administração – SEMAD e Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, e atualmente o aplicativo já está em funcionamento, podendo ser utilizado por todas as sedes administrativas da Prefeitura. O deslocamento dos servidores ocorrerá exclusivamente para atividades de trabalho como reuniões, entrega de documentos, visitas técnicas, capacitação, entre outros serviços administrativos. E para utilizar o app, é necessário acessar via web (no computador) ou através de aplicativo para celulares e tablets, com download gratuito na Google Play ou App Store.

O programa incorpora o conceito de serviços por demanda, trazendo também a avaliação dos serviços pelo usuário final, maior transparência com o uso intensivo de tecnologia e menor esforço na gestão dos serviços. A rota do veículo, o horário de saída e chegada serão registrados e fiscalizados pela comissão executora do contrato e o impacto na redução do gasto público será analisado pela SGP.

“A implementação do TaxiGov irá trazer diversos benefícios para a administração municipal, como redução de despesas com veículos locados ou próprios, gastos com manutenção, conservação e com o combustível, além de gerar receita para motoristas de aplicativo, fomentando o uso desse transporte”, diz a Superintendente Valéria Jovânia.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho